Two Sides defende a sustentabilidade da comunicação impressa

Campanha explica como o consumo consciente do papel pode contribuir para o aumento das áreas florestadas e para a redução do efeito estufa.

A plantação de árvores contribui para a redução do efeito estufa, o papel é intensamente reciclado e, quando descartado corretamente, seu impacto ambiental é mínimo, já que se trata de um material biodegradável. Já os equipamentos eletrônicos são de difícil reciclagem e descarte e os centros de computação consomem imensas quantidades de energia, respondendo indiretamente por uma grande emissão de CO2. Em outras palavras, não há provas de que a mídia eletrônica seja melhor para o meio ambiente. Apesar disso, muitas corporações ainda optam por substituir a comunicação impressa por mídias eletrônicas “para salvar árvores”, quando na verdade não é bem o que ocorre.

Para combater falsos argumentos como esse, a Two Sides foi criada na Inglaterra, em 2008, e tornou-se a principal campanha mundial de divulgação da sustentabilidade socioambiental da comunicação impressa. Presente em 19 países, chegou ao Brasil em 2014 e conta atualmente com 36 membros, dentre os quais a Ahlstrom-Munksjö.

O principal objetivo é esclarecer o público sobre o fato de que o papel é proveniente de fontes renováveis e, longe de causar desmatamento, seu consumo consciente leva ao aumento das áreas florestadas. Isso é novidade para você? Conheça mais alguns fatos:

  • em todo o mundo, apenas 11% da extração de madeira é direcionada para a produção de celulose e de papel (FAOSTAT, 2011);
  • em diversos países, inclusive no Brasil, essa extração é feita exclusivamente em florestas plantadas;
  • no Brasil existem cerca de 7,8 milhões de hectares de florestas plantadas, menos de 1% do território nacional, desses apenas 2,6 milhões destinam-se à celulose e papel.
  • em outros países, o correto manejo das florestas nativas tem garantido seu crescimento. Na Europa, por exemplo, as florestas que fornecem madeira para a fabricação de papel e de outros produtos têm crescido 44.000 km2 nos últimos dez anos. Isso é mais que a área de 1.500 campos de futebol a cada dia.

Ainda assim, vale ressaltar que a mídia eletrônica traz muitos benefícios e soma-se às tradicionais, inclusive a impressa, para garantir a comunicação eficaz. A intenção da Two Sides não é combater as novas tecnologias, mas garantir que os consumidores possam escolher sua mídia de preferência a partir de informações corretas. Conheça mais em www.twosides.org.br.